quarta-feira, 21 de março de 2012

Estoril Open 2012 - Primeiras impressões

Juan Martin Del Potro, Gael Monfils, Richard Gasquet e Stanislas Wawrinka foram os grandes nomes conhecidos hoje na divulgação da lista de inscritos no Estoril Open de 2012. Um alinhamento muito prometedor para um torneio da categoria 250, que vai contar, pela primeira vez, com a entrada directa de dois portugueses no quadro principal masculino - Rui Machado e Frederico Gil.

Del Potro campeão em 2011
O nome do campeão em título e número 11 da hierarquia mundial, Juan Martin Del Potro, salta logo à vista. O argentino será, certamente, uma grande atracção, tal e qual como no ano passado, onde derrotou o sueco Robin Soderling e o espanhol Fernando Verdasco para conquistar o título de campeão, numa altura em que regressava de lesão. Outro jogador entusiasmante a ter em conta será o francês Gael Monfils. Um dos atletas mais excêntricos e mais talentosos, Monfils quererá dar espectáculo nos courts do Jamor, depois de há dois anos a sua participação prevista no principal torneio disputado em Portugal não ter acontecido devido a problemas de saúde de última hora. Del Potro e Monfils são, sem grande margem para dúvida, os dois grandes candidatos à vitória embora o quadro se apresente bastante equilibrado.

Prova disso é a presença de jogadores como o suíço Stanislas Wawrinka (29º do ranking ATP), muito consistente em terra batida e que pode, perfeitamente, num dia bom, derrotar tanto Del Potro como Monfils. O francês Richard Gasquet (17º do ranking ATP) volta a participar no Estoril Open, depois de 5 anos sem se deslocar ao Jamor, onde, em 2007, atingiu a final, apenas perdendo com o sérvio Novak Djokovic. Gasquet faz parte da geração de ouro do ténis francês, provavelmente a melhor de sempre, tendo ao seu lado os compatriotas Jo-Wilfred Tsonga, o próprio Monfils, Gilles Simon, entre outros. Será um jogador a ter muito em conta devido ao seu superior nível técnico, especialmente na esquerda batida a uma mão.


Rui Machado e Frederico Gil
Como outsiders podemos considerar o uzbeque Denis Istomin, que está a realizar uma época muito consistente, o experiente argentino Juan Ignacio Chela e, claro, não podemos deixar de referir o campeão de 2009 e 2010, o espanhol Albert Montanes. Nesta categoria estão os dois portugueses para já confirmados no quadro principal - Rui Machado e Frederico Gil. Repetir o feito de Gil em 2009, onde chegou à final, será muito complicado para qualquer um dos jogadores, mas é certo e sabido que o público português consegue levar os tenistas portugueses a fazer jogos incríveis. No entanto, de certeza haverá pelo menos mais um, senão dois, portugueses no quadro principal, fruto dos três convites que João Lagos tem à disposição. Um pelo menos será, certamente, para outro nome sonante (Andy Murray, Tomas Berdych, David Ferrer?) mas os outros dois poderão ser para dois jovens portugueses - Gastão Elias e João Sousa, ambos merecedores da entrada no quadro principal.


Visto que este blog é sobre ténis e esta é a maior competição disputada em Portugal, será feita uma cobertura intensiva dela, tanto a nível de análise dos quadros (quando forem sorteados) bem como previsão e rescaldo de cada dia de competição, dando primazia aos atletas portugueses.


Sem comentários:

Enviar um comentário